1- RECRIE O AMBIENTE, mais próximo do original (Faça um programa de necessidades da Natureza).

2- PLANTE DIVERSIDADE. Quanto mais plantas diferentes, mais chance de ter um jardim atrativo para a fauna. Principalmente plante espécies nativas, mas evite coleta de plantas do ambiente natural. Maneje também as plantas espontâneas/invasoras;

3- Faça um JARDIM ESTÉTICO, MAS PRODUTIVO. Existem inúmeras espécies rústicas de usos medicinais e alimentares;

4- EVITE GRAMADOS e uso de canteiros com FLORES ANUAIS. São vegetais que mais requerem manutenção e só servem para a contemplação;

5- Tenha LOCAL COM ÁGUA (vertente, açude, laguinho, recolhimento de água de chuva, etc.);

6- MELHORE O MICROCLIMA com uso de vegetação. Reduzindo ventos altas temperaturas, baixa umidade, geadas e reflexão do sol.

7- Tenha no jardim abrigo, água e alimentação para ATRAÇÃO DA FAUNA;

8- Faça RECICLAGEM DE MATÉRIA ORGÂNICA, evite trazer terras do ambiente natural. Evite solo descoberto, use sempre vegetação ou faça cobertura "morta". Não use agrotóxicos e adubos químicos;

9- MIMETIZE EDIFICAÇÕES na Paisagem. Use pisos com SUPERFÍCIES DIFERENTE e com materiais de BAIXA PEGADA ECOLÓGICA (pouca degradação da natureza e preferindo materiais do local);

10- NÃO TENHA PRESSA, o jardim não precisa ser feito todo de uma vez, deixe a natureza agir. Compreenda como funciona a SUCESSÃO NATURAL.

Recomendações de Manutenção

Manutenção de um jardim é fundamental no sentido de manter o planejamento inicial. É comum a descaracterização de um jardim quando não se controla, através de podas, o crescimento das plantas mais rústicas. Após 2 a 4 anos, faz-se também necessária a remoção de espécies que eventualmente estejam abafando as outras, pois normalmente planta-se em espaçamento mais junto afim de o jardim ter maior exuberância nos primeiros anos. Apesar de nós planejarmos jardins de baixa manutenção, na natureza nada é eterno, podendo as vezes ser trabalhosos nos seus cuidados, mas é bastante gratificante acompanhar a evolução dos diversos espécimes e observar as alterações da forma do jardim ao longo de vários anos.

Irrigação dos Canteiros

verão/primavera: todos os dias não chuvosos (molhar de manhã e/ou no final do dia).
outono/inverno: a cada 2-3 dias sem chuva
Especial atenção nos seguintes casos:
- canteiros, vasos e floreiras recém plantados;
- molhar mais debaixo de beirais de telhado;
- locais mais sombreados (lado SUL) molhar menos.
Espécies suculentas e cactáceas deve-se molhar menos.
obs: consulte-nos sobre projetos para irrigação automática.

Adubação

Na ocasião do plantio, as mudas são rigorosamente adubadas com compostos orgânicos que possuem duradouro efeito fertilizante por mais de 4 meses. Entretanto, após este período recomenda-se repetir a adubação com composto orgânico nas seguintes dosagens:
canteiros: 1 a 3 kg/m2 + farinha de ossos ou NPK.
mudas de arbustos e árvores: 3 a 8 kg/ muda
vasos e floreiras: 2kg/m2 + adubo líquido (na irrigação a cada 30 dias).
gramados: 1kg/m2 + 10 a 20 g/m2 de uréia

obs: mantenha uma valeta de 5cm largura em volta dos canteiros para evitar que a grama invada os canteiros e dificulte na hora do corte. Nas árvores e arbustos deixe uns 50 cm de diâmetro em volta do tronco com folhas secas e adubo orgânico, pois se não a grama pode sufocar as raízes das árvores.

Poda

Pode a vegetação somente nos seguinte casos:
- ramos e galhos secos (mortos) ou afetados por doenças e pragas;
- ramos atrapalhando a circulação, visão ou outras plantas;
- brotos laterais de árvores na calçada;
- estimular o rebrote ou floração de algumas espécies.

obs: É normal, após um período de 3 a 5 anos, a necessidade de remoção de plantas que tenham desenvolvido demais e estão prejudicando o pleno crescimento de outras. Nossos jardins são projetados para o presente e o futuro, mas lembre-se que não existe nada vivo que dure eternamente, cada ser vivo cumpre sua função por um determinado número de anos. Podemos comparar o jardim ao desenvolvimento de uma criança, onde cada estação é um período de renovações e descobertas.

Pragas

Fique sempre alerta quanto ao surgimentos de pragas e moléstias que podem dizimar algumas mudas, como formigas, pulgões, lagartas, cochonilhas, grilos, lesmas, etc... Com formigas recomendamos uso de iscas granuladas. As demais, em caso de ataque localizados, recomendamos a catação dos insetos e eliminação dos ramos afetados. Em casos de maior infestação recomenda-se aplicação de agrotóxicos específicos normalmente encontrados em agropecuárias e casas do ramo.

Replantio

Replantar somente os canteiros com flores de estação (anuais) conforme a época do ano:
verão:
alegria de jardim, petúnia, tagetes, torênia, balsamina, margaridas, begônias, onze-horas, etc...
inverno: amor perfeito, flor de mel, boca de leão, flox, penstemon, lobélia, calêndula, cravina, nemésia, etc.
No primeiro ano costumamos plantar mais flores anuais junto com as plantas perenes para preencher espaços vazios, dando um maior colorido nos primeiros meses, e a cada replantio a quantidade de flores a ser plantada será menor ou nula. Após 2 ou 3 anos, algumas plantas perenes necessitam ser replantadas para ficarem mais bonitas, reaproveitando as próprias mudas dos canteiros como lírios, capim azul, gazânia, bulbine, etc...

Vasos & Floreiras

Normalmente a quantidade de terra e insuficiente para armazenar água por muito tempo, o vaso resseca rapidamente em locais ensolarados e/ou ventosos. O ideal é ir controlando o teor de umidade no vaso introduzindo o dedo indicador a uns 5 cm de profundidade e se não sentirmos umidade, será necessário nova rega. Deve-se também tomar cuidado com o excesso de água que pode deixar as plantas sufocadas sem oxigênio, causando o seu apodrecimento.

Garantia

Garantimos por dois meses o plantio no caso de alguma muda não ter se adaptado.

Manutenção de Lagos

A manutenção de um lago/cascata equipara-se a manutenção de um canteiro de flores onde devemos observar constantemente e seu comportamento. Trata-se de um pequeno ecossistema aquático com várias inter-relações que apesar de alguns cuidados, sua compreensão e seus cuidados são bastantes educativos e relaxantes. A seguir damos algumas recomendações para sua manutenção:


Bomba e Funcionamento

A bomba submersa normalmente utilizada tem 240 w de potência. Para sua maior durabilidade e menos gastos de energia elétrica recomendamos utilizar "timers" para regular horários de funcionamento. Para oxigenação mínima do lago recomendamos ligar em torno de 2 horas por dia (não precisa mais) mas lembre-se nunca deixe ligada por mais de 24 horas seguidas. A mesma pode estragar seu mecanismo.
Um pouco de água é normal que evapore principalmente no verão. Se a reposição de água for muito seguida ( mais de uma vez por semana) é mais provável que um pouco esteja escapando por escorrimento de água da cascata pelas laterais das pedras e lona. Em casos extremos, algum objeto perfurante pode ter furada a lona, necessitando sua solda e/ou substituição.

Vegetação

Muitas plantas aquáticas ornamentais crescem (se alastram) indefinidamente, podendo cobrir toda superfície de águas e comprometem a oxigenação. Para tanto, conforme cada caso, recomendamos a retirada mais ou menos uma vez por mês daquelas que estão se alastrando. Algas também podem proliferar de forma indefinida principalmente por excesso de matéria orgânica na água, como ração de peixes excessiva, folhas secas e outros elementos externos.

Fauna

O funcionamento de 2 horas diárias da bomba e a presença de peixes sempre evitam a multiplicação de mosquitos e de suas larvas.