Planta-pavão (Calathea)

Planta pavão

A família das orquídeas ostenta muitas das mais espalhafatosas flores entre todas as plantas e a Bulbophyllum masdevalliaceum é um exemplo disto.

Mais de 1,8 mil espécies de Bulbophyllum foram descritas no mundo todo, mas a Papua Nova Guiné é "seu lar evolutivo", contendo um terço das espécies conhecidas.

veja mais imagem desta planta aqui


Grama preta (Ophiopogon)

  • Nome Científico: Ophiopogon japonicus
  • Sinonímia: Convallaria japonica
  • Nome Popular: Grama-preta, grama-japonesa
  • Família: Ruscaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: China e Japão
  • Ciclo de Vida: Perene

A grama-preta ao contrário do que parece não é uma gramínea. Sem caule e com folhas finas e escuras, ela é uma excelente forração para áreas sombreadas. Há também uma variedade variegada, de folhas verde-amareladas, e uma variedade anã, de folhas mais curtas. Esta planta não suporta o pisoteio, em compensação não necessita ser aparada. Pode ser utilizada também como bordadura. Vendida comumente na forma de placas.

Deve ser cultivada sob sombra ou pleno sol, em solos férteis e bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica, com adubações semestrais e regas regulares. Multiplica-se por divisão das touceiras.

veja mais imagem desta planta aqui

Hera sueca (Plectranthus)

  • Nome Científico: Plectranthus sp
  • Nome Popular: Hera-sueca
  • Família: Lamiaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Austrália e Ilhas Fiji
  • Ciclo de Vida: Perene

O nome da Hera-sueca pode ocasionar confusões, afinal ela não é uma hera, nem é nativa da Suécia. No entanto é uma planta encantadora e muito popular. Ela apresenta folhas ovais, glabras, brilhantes e com bordas denteadas. As cores variam de acordo com a espécie e a variedade, sendo totalmente verdes, arroxeadas ou com manchas brancas. As espécies mais comuns em cultivo são a P. coleoides, P. nummularius, P. australis, e P. verticillatus. Sua ramagem é densa e prostrada. As inflorescências terminais reúnem flores brancas e pequenas de pouca importância ornamental.

De acordo com as suas características são indicadas para vasos e jardineiras, como planta pendente além de servir também como forração, sempre à meia-sombra. Rústicas, devem ser cultivadas em terra de jardim misturada à terra vegetal e um pouco de areia. Requer regas regulares e tolera o frio do inverno. Multiplica-se por divisão da ramagem enraizada.

veja mais imagem desta planta aqui

veja mais imagem desta planta aqui

Maranta (Maranta ieuconeura)

  • Nome Científico: Maranta leuconeura kerchoveana
  • Nome Popular: Maranta-pena-de-pavão
  • Família: Marantaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América Tropical
  • Ciclo de Vida: Perene

Folhagem excelente como forração em áreas semi-sombreadas. As folhas ornamentais são ovais com manchas escuras e com o verso branco. As flores são brancas e discretas e não tem importância ornamental. Muito utilizada para cobrir o solo sob copas de árvores. Pode ser cultivada em vasos também.

Devem ser cultivadas sempre a meia-sombra, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica mantido úmido. Em geral é uma planta rústica mas é sensível à falta de água. Não é tolerante a geadas. Pode ser cultivada em todo o país. Multiplica-se por divisão da planta, desde que cada muda seja completa, isto é com folhas, rizoma e raízes.

veja mais imagem desta planta aqui

Brilhantina (Pilea)

O mais tradicional em cobertura vegetal do solo desnudo sempre foi o gramado.
Extensos tapetes verdes cobrindo qualquer porção de solo que não seja canteiro ou ao redor das árvores.
Quando estas são grandes e com boa sombra, ao redor delas a grama definha e desaparece, não só pela sombra, mas pela competição com as raízes das árvores.

Nos acostumamos ao verde-esmeralda da grama, plantas que são indicadas para campos de futebol e áreas de jogos infantis.
O gramado ainda é muito cultivado na maioria dos jardins.
Para quem não tem tempo e não deseja jardineiro nem equipe de manutenção, a tarefa de cortar a grama frequentemente passa a ser um passatempo odiado e o gramado acaba por ser meio abandonado, virando local onde os cachorros brincam, deixam seus “presentes” e a grama começa a ficar queimada, irregular, os inços aparecem e o que era bonito agora mostra a falta de cuidado.

Uma opção para quem ama gramado e não pode passar sem ele é considerar a irrigação controlada para as regas, o que diminui o consumo de água.
A implantação não é barata, mas o custo/benefício poderá compensar a longo prazo.

A opção que muitos fazem é radical, colocando pisos impermeáveis, pedriscos soltos, aumentando a irradiação do calor no verão, podendo elevar significativamente o consumo de ar condicionado no interior da residência.

Nos tempo de projetos sustentáveis, o gramado representa uma grande utilização de mão-de-obra.
Para conservá-lo bonito é necessária muita água para regas, o que irá aumentar a conta no fim do mês.
Principalmente em regiões quentes e com poucas chuvas.

Lugares sem pisoteio, ao redor de árvores e sob pequenos bosques de árvores e arbustos, a cobertura vegetal chamada também de forração pode cumprir bem o papel de cobertura do solo, preservando a umidade bem como a beleza do projeto paisagístico.

veja mais imagem desta planta aqui

Hera (Hedera)

Nome Técnico:
Hedera helix

Nomes Populares :
Hera

Família :
Família Araliaceae

Origem:
Originária da Europa

Descrição:

Planta trepadeira com raízes aéreas grampiformes, escandescente ou prostrada rasteira, pode atingir até 30,0 metros de comprimento, de caules lenhosos e flexíveis.

As folhas são simples, alternas de forma lobulada ou cordiforme, cor verde escura ou variegadas.
Flores amareladas pequenas reunidas em inflorescência tipo umbela, mas sem expressão ornamental.

Cultivo:

As heras são muitos simples de cuidar.

As de folhas somente verdes podem ser cultivadas ao sol ou à meia sombra, mas a variegada necessita estar ao sol para ficar bonita.

Preparação do canteiro com composto de folhas e adubo animal juntando areia para tornar mais aerado o solo.
Regas regulares mas não abundantes.

Ambiente e uso decorativo:

Desenvolvem-se no chão,servindo de cobertura vegetal em substituição do gramado, subindo em árvores e muros,cobrindo armações pergoladas.

A hera cobre muros e paredes e faz parte das plantas recomendadas para jardins sustentáveis, onde ajuda a diminuir a irradiação da luz direta do sol que propicia as ilhas de calor nas cidades.
Também ajuda na retenção da poeira em suspensão, ajudando a purificar o ar.

Está também sendo muito procurada para cobertura vegetal de áreas de maior sombra, como sob árvores e onde não é possível o cultivo de gramados.

Produção de mudas de Hedera helix

A hera é propagada pelas estacas de ramos.
Retira-se um ramo e corta-se em pequenas porções de até 12 cm de comprimento, limpando a extremidade inferor de suas folhas, com cuidado para não danificar as gemas. Deixar de duas a 4 gemas para enraizamento.


Plantio em bandeja para enraizamento com casca de arroz carbonizada, transplantando depois para sacos pequenos, com substrato misto de areia e composto orgânico.
Regar todos os dias por pelo menos 10 dias para que a muda enraíze.
Deixar em ambiente protegido com sombra de 50% até a comercialização, que é feita em caixas com 15 mudas.

veja mais imagem desta planta aqui