Cães, gatos e... plantas

Seu cachorro vai se sentir um rei correndo sobre um gramado resistente e amparado por arbustos imunes a mordidas. Com banheiro asseado lá fora e parede de escalada só para ele, o gatinho finalmente vai deixar seu sofá em paz

Por Rodrigo Gerhardt
Produção: Elisa Soveral

As camélias brancas e cor-de-rosa, floridas no inverno, assim como o cimbídio sobre a mesa, ficam fora do alcance de Lyon no projeto da paisagista Maria Pia Trussardi. Embaixo, apenas arbustos podados, sem flores, como a azaléia branca e os buxinhos Para os gatos, o atrativo especial parece não estar nos papirus, pândanus, marias-sem-vergonha e na grama-santo-agostinho que compõem o paisagismo criado por Gica Mesiara, mas sim nos dois peixinhos que tentam a todo custo pescar, sem sucesso

Verde para amparar cachorros

Há cães que nascem verdadeiros jardineiros. Basta largá-los sozinhos e em minutos os canteiros estão remexidos, as plantas, 'podadas', e as covas, abertas. É da natureza canina morder, cavar, roer, mas isso não os torna incompatíveis com o seu jardim. Eles exigem adaptações no espaço e uma educação correta. Nada diferente do que você faria para as crianças se divertirem.

Foi essa a constatação da paisagista Maria Pia Trussardi quando começou a criar cães da raça golden retriever há 12 anos, depois que os filhos cresceram. Em seu jardim de mil m2, na capital paulista, ela convive com seis deles (mais um pastor alemão e um pastor shetland) graças às idéias que pensou para o lazer das crianças no passado: ali elas jogavam futebol no gramado e faziam piquenique sob as frutíferas.

'O estilo do jardim é o meu estilo de vida', conta a paisagista, que optou por um jardim podado, mas informal, misturando jabuticabeira e pitangueiras com kaizucas, ciprestes e uma magnólia. Em conjunto, foram usados hibiscos, camélias, jardim-do-cabo e buxinhos. Nos muros, trepadeiras escandentes rústicas, como a hera, plumbagos e jasmim-dos-poetas.

Lyon, um golden retriever, de 4 meses, é mais tranqüilo - e por isso mais indicado para o jardim - do que seu primo labrador

Mais ou menos ativos
Ativos: todos os terriers, beagle, boxer, dálmata, chihuahua, setter irlandês, labrador. Moderados: pastor alemão, poodle, chow-chow, bassê.



Tranqüilos: akita, golden retriever, dog alemão, buldogue, rottweiler.

Fonte: Alexandre Rossi, adestrador

Os arbustos lenhosos criam uma barreira natural, tornando-se resistentes às brincadeiras com bola e à curiosidade de Lyon, um golden retriever de 4 meses - o mais no-vo na família. 'Algumas pessoas usam arbustos espinhentos, como a coroa-de-cristo (Euphorbia milii), para afastar os cães. É um risco machucá-los', diz Maria Pia. Plantas que balançam ao vento e folhagens barulhentas transformam-se em diversão para eles. Por isso devem ser evitadas - como as espécies venenosas -, pois serão destruídas. A azaléia, por exemplo, foi podada na base para tornar inalcançável suas folhas e flores que, se ingeridas, podem causar distúrbios gastrointestinais

Um dos problemas enfrentados por quem tem cães são as manchas amarelas no gramado, causadas pela urina dos animais. Para diminuir a acidez que queima as folhas, a solução é aguar a grama diariamente. No caso de Billy e Hope, que adoram fazer xixi nos buxinhos, as mudas foram protegidas com a utilização de cercas e o plantio em vasos com pelo menos 60 cm de altura.

A manutenção dos canteiros também merece cuidados. 'A terra pode transmitir pulgas, vermes e carrapatos para o cão', orienta Maria Pia, que compra o substrato pronto para floreiras. Em seguida, atente para a adubação. Compostos orgânicos possuem odor forte que atrai os bichos - a farinha de osso é irresistível para eles. Para não ter os canteiros revirados, a paisagista optou pela adubação química NPK 10-10-10 durante o ano, e 4-14-8 no final do inverno, como estímulo para a floração na primavera. Quando estiver adubando, mantenha o animal afastado para evitar intoxicação. A cada 15 dias, a paisagista faz a limpeza dos arbustos e o controle de pragas.

Cuidando com carinho do jardim, sem esquecer que os cães são parte do seu charme, é possível viver em harmonia com as plantas e seus companheiros. Sem sustos.

A opção pelo gramado em conjunto com o piso de bloquetes evita que os cães cavem buracos no solo e permite que entrem em casa sem levar sujeira. Quanto menos terra aparente, melhor. A grama São Carlos foi escolhida por ser resistente à sombra e às brincadeiras com os cães. Aqui, eles se esbaldam com a paisagista Maria Pia

Para facilitar a circulação dos cães próximo aos muros, principalmente à noite, quando fazem a guarda da casa, a paisagista criou 'corredores invisíveis', plantando arbustos podados, como a azaléia branca, com buxinhos na frente, em linha reta. Este espaço não é percebido do jardim e permite que os animais circundem o terreno sem serem notados

Refresco no verão e fonte de água quando a sede aperta, o pequeno lago possui um filtro de piscina e uma bomba para circulação, além de tratamento de equilíbrio do pH. Isso garante a qualidade da água - aqui, próxima de Billy e Hope. As carpas não puderam ser mantidas: 'Os cães traziam os peixes para mim, dentro de casa', conta a paisagista

Eduque seu cão

Junto com a adequação do jardim é preciso educar o cão desde filhote para que ele aprenda a respeitar espaços. Um adestramento com profissional é bem-vindo: deve ser feito no próprio ambiente e pode exigir até 16 aulas. Algumas raças são mais ativas do que outras (veja exemplos à pág. 95), mas segundo o adestrador Alexandre Rossi, o seu comportamento será herdado dos pais. Aqui, dicas para lidar com seu animal em meio ao verde:
- Os cães tendem a imitar os donos. Evite mexer no jardim na frente deles.
- Onde o cão cavar, enterre fezes dele no buraco. Assim, não mexerá novamente no lugar.
- A citronela é um repelente natural de cães e gatos. Pode ser usada em vasos (inclusive sobre móveis) para educá-los a se manterem distantes.
- Em razão de urinar de uma vez e formar poças, a fêmea prejudica mais o gramado do que o macho, que urina em pequenas quantidades, em vários locais.
- É importante que o cão tenha uma área de lazer no jardim, com brinquedos e uma caixa de areia.
- Dê broncas despersonalizadas, de forma que ele não detecte que elas partiram do dono. No momento em que o animal for fazer um estrago, uma dica é um susto com algum barulho.

6 dicas para o cão não destruir o jardim





1. Faça ele gastar toda a energia

Brinque com seu cachorro e leve-o para passear todos os dias. Isso ajuda a criar uma rotina de exercícios e gastar a pilha dele.

2. Crie cantinhos exclusivos
A maioria dos cães tem o hábito de raspar o chão antes de deitar, costume herdado dos lobos. Por isso, nada de fazer um canteiro onde seu bicho tira uma soneca

3. Prepare um berçário
Se sua cachorra está prenha, certamente ela vai escavar o jardim para fazer um ninho para os fi lhotes. Prepare um bom berçário para ela.

4. Dê bronca na hora certa
Não adianta brigar com o bicho depois. Ele não vai entender. Quando perceber que ele fez algo errado, repreenda-o com um "não". Isso basta.

5. Enterre o cocô dele
Cães filhotes adoram cavar buracos. Certamente, se ele cavar algum no jardim e você tapá-lo, ele cavará outro. Uma boa tentativa, é misturar a terra do buraco com um pouco das fezes do filhote. Isso o manterá longe.

6. Não o deixe ver
Se o cão vê o dono mexendo no jardim, ele terá a vontade e curiosidade de fazer o mesmo. Quando for mexer no seu canteiro, certifique-se de que o bicho não está por perto.