Já se sentiu tentado nos hipermercados a trazer para casa alguma daquelas plantas tão bonitas, com umas flores magnificas e uma folhagem invulgar? E aquela espécie mesmo rara que a florista lhe aconselhou? Até dá uns frutos vermelhos e roxos e as folhas têm umas pintas azuis e brancas que durante a noite brilham no escuro! OK, exagerei no exotismo da planta, mas a mensagem que quero passar é a seguinte: Algumas plantas de interior exigem cuidados especiais, condições de luz, temperatura, humidade do ar, etc., que simplesmente não conseguimos obter nos ambientes quentes e secos de nossas casas. E o ritmo das nossas vidas modernas também não permite que tenhamos o tempo necessário para dedicar a estas plantas mais delicadas. Assim, com esta ideia em mente, acabei por ter um rasgo de brilhantismo (e modéstia como vêem não me falta) e decidi dizer-vos então, quais são as 10 plantas que até mesmo a pessoa mais distraída, troca-tintas, workaholic, desastrada, ou simplesmente esquecida (como eu próprio), terá dificuldade em matar. Para não fazer muito suspense, vou também desde já expor qual a prática que poria fim à vida até mesmo destas 10 resistentes plantas de interior: Rega exagerada! É verdade, estas 10 espécies resistem a falta de rega, ar seco, grande intervalo de temperaturas, baixa luminosidade, mau solos e até (imagine-se) à falta de carinho que todos devemos ter com as nossas plantas (e olhem que é um factor muito importante, OK?) mas normalmente não aguentam ter a terra permanentemente encharcada ou os vasos esquecidos dentro da água da última rega. A razão é muito simples, as raízes apodrecem e as plantas morrem. Dito isto, e começando da menos resistente entre as resistentes para a mais resistente de todas, aqui ficam as 10 plantas de interior mais fáceis de cuidar:

10. Nephrolepis exaltata ou Feto-espada (Samambaia de Boston, no Brasil)

Plantas de interior: Nephrolepis exaltataA ideia generalizada sobre os fetos é que são plantas demasiado delicadas, que murcham ao mínimo sinal de desleixo. Embora esta regra seja verdadeira para várias espécies de fetos, não é o caso deste feto-espada. Aguenta períodos de seca, ar seco e solo pobre em nutrientes. Aguenta mesmo algumas horas de sol directo. Como acontece com todas as plantas, a sua beleza irá sofrer se a tratarem de forma negligente durante um longo período de tempo. As folhas da Nephrolepis irão ficar castanhas e a planta irá ficar com um aspecto "desorganizado", com bastante espaço entre as frondes. Ainda assim, caso queiram ter um feto que necessite de cuidados mínimos, esta é a opção certa. Como ter um feto-espada bonito? Fácil. Boa luz, sem sol, regar bem, deixando o solo secar ligeiramente entre regas e pulverizar com água uma ou duas vezes por dia. Adubar quinzenalmente com um fertilizante líquido. Mudar de terra todos os anos na primavera. E verão como ele vos recompensará esses cuidados!

9. Anthurium andreanum ou Antúrio

Plantas de interior: Anthurium andreanumOutra escolha que provavelmente poderá chocar alguns dos mais "entendidos" em plantas. Todos os livros vos dirão que os Antúrios precisam de cuidados especiais, normalmente só possíveis de alcançar em estufas. Não é o caso desta espécie. Aguentam muito bem sítios com baixa luminosidade, ar seco e períodos de seca relativamente longos. Neste aspecto são uma boa escolha para os mais esquecidos, uma vez que é fácil de ver quando precisam de água. Os caules dos quais as folhas rígidas pendem, tendem a ficar mais caídos. Depois de regarem, a planta reanima-se rapidamente e os caules assumem a sua posição vertical. Esta planta de interior vem com um bónus; produz flores lindíssimas durante quase todo o ano, isto se lhe proporcionarem as condições ideais, a saber: Luz média, longe do sol, rega abundante no tempo quente (atenção à regra principal de não deixar os vasos em água), fertilizar quinzenalmente, ambiente húmido, com pulverizações diárias de água. Dica: Pulverizem somente a folhagem pois caso pulverizem as flores estas durarão muito menos tempo.

Plantas de interior: Flor do antúrio Flor do Anthurium andreanum - Foto cedida para uso público pelo United States Botanic Garden

8. Tradescantia fluminensis
ou Erva-da-fortuna

Se na palavra "fácil" incluirmos a facilidade de propagação, então a Erva-da-fortuna ganha com grande vantagem. Qualquer estaca desta espécie enraíza facilmente em água em qualquer altura do ano, pelo que é fácil conseguirem ter vários vasos. Isto ir-vos-á permitir "experimentar" quais os melhores locais na vossa casa para estas plantas pouco exigentes. Tentem somente arranjar-lhes um sítio com boa luz e sem sol directo. De resto basta regarem bem, de forma a que a terra mantenha sempre alguma humidade. É uma excelente escolha para colocar em cestos pendentes. Vejam o meu post sobre a Tradescantia fluminensis aqui.

7. Plectranthus nummularius ou Plectranto

A facilidade de reprodução é a mesma da Tradescantia, e só coloquei esta espécie como mais
resistente pela sua capacidade de aguentar várias horas de sol sem grandes consequências para as suas folhas (as da Erva-da-fortuna ficam com as pontas castanhas). Não necessitam de temperatura especial, nem de humidade, nem de terra particularmente boa. A única coisa de que precisam mesmo é...muita água. Mas, assim que precisam de água, as suas folhas ficam completamente "moles". É pois bastante fácil para quem não é muito experiente saber quando é altura de voltar a regar. Não se admirem se nos dias quentes de verão esta planta "pedir" água todos os dias. Podem ler mais sobre esta espécie aqui.

6. Ficus benjamina
ou Fico

Se usarem este link poderão ler o meu post sobre esta espécie, nomeadamente para saberem
quais os cuidados a ter. É uma das plantas de interior que está "na moda" pela sua capacidade de resistir a ambientes com fumo ou com ar-condicionado. Ainda por cima não gosta muito de água, pelo que aguenta bem períodos longos de negligência. É pois merecedora deste sexto lugar na tabela.

5. Dracenas - Dracaena fragans e Dracaena marginata

Plantas de interior: Dracaena fragansDracaena fragans "Massangeana" - Foto sem direitos de autor retirada daqui

Outra planta da moda, considerada por alguns autores como a mais resistente de todas (principalmente a marginata).
Sobrevive com níveis de luz muito baixos e aguenta bem ar seco e períodos sem rega. Também a podem ver em vários vão de escada e escritórios. Como para todas as plantas, há uma diferença entre uma planta sobrevivente e uma planta feliz. Para ter uma Dracena feliz basta providenciar boa luz (sem sol), rega moderada, deixando secar a camada superficial antes de regar de novo e pulverização diária com água (uma ou duas vezes). Em breve farei um post dedicado somente a esta espécie, da qual tenho actualmente três exemplares: Duas Dracaena fragans e uma Dracaena marginata.

4. Monstera deliciosa
ou Costela-de-Adão

Plantas de interior: Monstera deliciosaMonstera deliciosa - Foto de Wayne Ray

Tem todas as caractéristicas de resistência das Dracenas, com a vantagem de não perder algumas das suas
folhas em ambientes extremamente secos ou por falta de rega. O maior inconveniente é mesmo o seu...tamanho. Precisam de espaço e vasos grandes. Também irei dedicar brevamente um post às Costelas-de-Adão.

3. Crassula ovata ou Planta-Jade

Esta suculenta é campeã em suportar longos períodos sem água e aguenta também a exposição directa ao sol, mesmo no pico do Verão. Também não me recordo de alguma vez ter visto uma Crássula com qualquer tipo de praga. Enfim, a planta ideal para pessoas distraídas e com casas solarengas. Para os cuidados ideais carreguem neste link.

2. Sanseveria trifasciata ou Língua-da-sogra

Já falei algumas vezes da Sansevieria trifasciata (aqui). É uma resistente em todos os aspectos e acho que nunca vi um exemplar que não estivesse...vivo. Sol abrasador, sombra intensa, falta de água, solo pobre e empedernido (e por vezes a falta dele), enfim... Se conseguirem matar uma Sansevieria talvez...não devam mesmo ter plantas!

1. Aspidistra elatior - Aspidistra

Os meus três últimos posts foram-lhe dedicados. É a campeã das campeãs e tem fama de ser quase imortal. Escuridão, sol, frio ou calor extremo, geada, seca, sal, acidez, enfim, é a Super-planta! Além disso é famosa, tem mística e aparece em livros e em canções, pelo que sem dúvida alguma merece este primeiro lugar.

fonte desta postagem