Transformar o espaço de um jardim em uma pequena horta, com plantas aromáticas e medicinais, é uma opção que pode ser um pouco trabalhosa, porém reverte em bem estar, cultivo da saúde e do espírito. A paisagista Tamara Christo França diz que uma boa área para a horta doméstica gira em torno de 60 metros quadrados, mas quem não dispõe desse espaço pode fazer seu projeto em terrenos menores.

“Basta reduzir a quantidade dos canteiros e optar dentre suas variadas formas. A tora de eucalipto tratada com placas de bambu é uma dessas possibilidades, servindo para elevar a altura dos canteiros e facilitar o manuseio das plantas com mais comodidade”, destaca. Para quem busca mais conforto na hora de lidar com as hortaliças, a opção é usar uma jardineira suspensa em forma de cocho, também de tora de eucalipto, para acomodar vasinhos diversos de ervas de uso culinário, como o orégano, manjericão italiano ou roxo, a erva curry (ou santolina), a salsa crespa e o boldo rasteiro.

“As capuchinhas, com suas flores comestíveis e alaranjadas, com alto teor de vitamina C, ao estarem junto dos pés de couve favorecem o controle natural de pragas, evitando assim o uso de pesticidas prejudiciais à saúde”, observa a paisagista, lembrando que as petúnias junto com os pés de alface também cumprem esta função, além de colorirem o canteiro.

Fonte: [ O Liberal ]