fonte desta postagem

Das rodas de conversas, conselhos da avó ou comentário da vizinha, a informação de que a cura de muitas doenças pode vir da natureza ganha respaldo científico com a fabricação dos medicamentos fitoterápicos. A notícia de que o uso das plantas como é remédio não é nova, provavelmente seja tão antiga quanto a própria humanidade. Há séculos a planta kava kava (Piper menthysticum) é utilizada em cerimônias religiosas por causa de seu ``efeito místico`` ou calmante nas Ilhas Oceânicas. Mas foi só após a comprovação científica de que seu extrato tem efeito no combate à ansiedade, que a planta ganhou projeção internacional. Atualmente, inúmeros medicamentos utilizam plantas da flora brasileira ou estrangeira para promover a cura de certas doenças & que promovem efeitos calmantes, cicatrizantes, expectorantes e analgésicos. Apesar de ser considerada por muitos como uma terapia alternativa, a fitoterapia se enquadra dentro da medicina alopática.

Segundo o mestre em ciências farmacêuticas, Said Fonseca, não podem ser considerados fitoterápicos os medicamentos que em sua composição estejam presentes substâncias ativas de outras origens, mesmo que tenham sido purificados a partir de uma planta. ``Sua utilização segue o mesmo princípio da alopatia, onde o ativo procura eliminar os sintomas e as causas das doenças. Isso difere da homeopatia, que segue o princípio da semelhança``, diferencia.

Uma das noções falsas que passam pela cabeça dos pacientes é que o medicamento fitoterápico, sendo de origem natural, não faz mal, não tem contra-indicações nem efeitos colaterais. ``Na verdade, o fitoterápico é um medicamento, e como tal deve ser usado na dose e posologia corretas, pelo tempo que for necessário``, afirma Said. Pode causar reações adversas, interações com outros fitoterápicos e com outros medicamentos. Por isso, a orientação médica é indispensável.

Cura
O pesquisador Luis Posowski antecipa que muitas pesquisas estão sendo realizadas para encontrar a cura de doenças complicadas, como a diabetes, Alzheimer e câncer a partir de plantas medicinais. ``As pesquisas estão bem adiantadas. Até 2011 deve surgir o primeiro medicamento fitoterápico para o tratamento do câncer de mama``, exemplifica. A notícia é animadora. E a cultura popular tem influência nessa descoberta. Foi a partir das garrafadas de avelós que começaram as pesquisas sobre o tratamento do câncer. A planta originalmente africana, mas também encontrada no nordeste, é tóxica, mas quando manipulada em determinada dosagem, pode ser responsável pela cura do câncer. A pesquisa, financiada pelo grupo Ypioca, está em fase de conclusão.

Além da produção de avelós, Fortaleza também se destaca com a criação das Farmácias Vivas. O projeto desenvolvido pelo professor e pesquisador Francisco José Matos de Abreu, oferece assistência farmacêutica fitoterápica às populações carentes. A partir da coleta e pesquisa de plantas medicinais, são produzidos medicamentos que auxiliam no tratamento de doenças nas vias respiratórias, gástricas, ginecológicas e de insônia.

O Ciência & Saúde dessa semana mostra que remédio é esse, onde pode ser encontrado, quais os benefícios e que cuidados devem ser adotados para aproveitar o que a natureza oferece de melhor para a nossa saúde sem votos