vasos e jardineiras devem ter o fundo perfurado para o escoamento da água. “E antes de colocar a terra, é importante acrescentar nos vasos elementos que funcionem como drenos, para evitar o acúmulo de água. Esses elementos podem ser pedaços de telhas, brita ou argila expandida”. Por cima desse material ainda deve ser colocada uma manta para drenagem, uma espécie de tecido especial encontrada em casas de jardinagem e que evita que a terra escape com a água, entupindo os furos do fundo do recipiente e sujando o chão, caso não haja um suporte para aparar essa água.
O solo que vai receber as mudas de ervas geralmente é preparado. “É uma mistura, nas mesmas proporções, de terra vegetal, humus e areia. Esta última não vai deixar que a terra fique muito compactada”. Depois de muito mexer e misturar esse material, é só completar o vaso, abrindo pequenos espaços que vão receber as mudas. Christiane lembra que é importante tirar o plástico que envolve a muda e plantar a erva sem quebrar o torrão, o pedaço de terra que envolve a raiz. A terra deve encobrir o torrão, deixando, obviamente, toda a extensão da planta para fora, e ficar pouco abaixo da altura do vaso ou da jardineira.
É necessário regar o solo, após o plantio, e quando preciso pulverizar a planta com água para retirar a terra das folhas. Quando o solo apresentar-se compactado, deve-se ser levemente remexido, para deixá-lo mais fofo, como indica a orientadora da oficina.
Dicas para acertar no cultivo
Christiane dá algumas dicas de cultivo para as ervas mais procuradas:
Manjericão - Planta de pleno sol, não se dá muito bem em locais frios. Precisa de regas regulares e solo fértil. Para se ter folhas com sabor mais acentuado e a planta durar mais, deve-se cortar um pouco dos ramos com flores. Isso também vale para a manjerona. Precisa de grande recipientes.
Manjerona - Gosta de clima quente e precisa de sol pleno. Prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deve-se tomar cuidado para não exagerar nas regas. Uma dica é que o solo deve ser molhado só quando estiver seco.
Orégano - Precisa de sol pleno e proteção contra ventos fortes e frios. Quanto mais quente for o clima, mais intenso é o seu aroma e sabor picante. Não aceita alta umidade, mas o solo precisa ficar úmido. A rega deve ser feita quando este estiver secando, mas sem encharcar.
Alecrim - Necessita de locais com muita luminosidade e sem ventos. O solo deve ser arenoso. Gosta de pouca água, por isso, cuidado para não exagerar nas regas. É sensível à mudanças de local.
Salsa - De pleno sol, prefere locais de clima mais ameno. Não gosta de solos muito compactados e encharcados deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica.
Hortelã - De fácil plantio e propagação, a hortelã gosta de solo úmido e fértil. Pode ser plantada à meia-sombra.