P: Por que fazer a análise de fertilidade do solo?
* R: As plantas, em geral, obtêm os nutrientes de que precisam do solo. A avaliação da disponibilidade de nutrientes em solos é feita, em geral, com base na análise de fertilidade

P: Por que a maioria dos solos, no Brasil, são ácidos?
* R: A acidificação dos solos é um processo químico que ocorre naturalmente na biosfera. Todos os solos “envelhecem”, ou sofrem intemperismo, e a acidificação é parte deste envelhecimento natural. O Brasil, por estar sob clima tropical, em que a ação de chuvas e altas temperaturas é intensa o ano inteiro, possui solos mais velhos e, por isso, mais ácidos.

P: O que devo fazer para melhorar a fertilidade, ou seja, a acidez e a quantidade de nutrientes, do meu solo?
* R: Normalmente se utilizam dois tipos de produtos: o calcário para corrigir a acidez do solo e os fertilizantes, ou adubos, para corrigir a falta de nutrientes. A decisão do quê, quando e quanto aplicar de calcário e fertilizante SOMENTE DEVE SER FEITA COM BASE NA ANÁLISE DE FERTILIDADE DO SOLO E COM O AUXÍLIO DE UM AGRÔNOMO.

P: O que é calagem? Para que serve?
* R: Calagem é a prática de incorporar calcário ao solo. Calcário é o nome que normalmente se dá para o carbonato de cálcio e/ou magnésio. A calagem proporciona vários benefícios: corrige a acidez do solo; fornece cálcio e magnésio, dois nutrientes muito importantes para as plantas; e neutraliza o efeito fitotóxico do alumínio e do manganês.

P: Quais são os nutrientes das plantas?
* R: Pelo ponto de vista de essencialidade e de quantidade exigida pela maioria das plantas, tem-se o seguinte: macronutrientes (entre parênteses o símbolo químico): nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S); e micronutrientes (entre parênteses o símbolo químico): zinco (Zn), boro (B), manganês (Mn), cobre (Cu), ferro (Fe), molibdênio (Mo) e cloro (Cl).

P: Por que utilizar o solo para produzir alimentos e fibras, uma vez que já existe a hidroponia (cultivo de plantas em água com nutrientes) e a aeroponia (cultivo de plantas com pulverização de nutrientes nas raízes)?
* R: Toda nova tecnologia de cultivo de plantas é bem-vinda. Entretanto, é preciso saber utilizá-la e verificar se há viabilidade econômica na sua adoção. Hidroponia e aeroponia são tecnologias bastante exigentes e o solo constitui-se, ainda, no substrato de cultivo mais rentável e versátil.