(Divulgação)
Para quem está planejando um paisagismo diferenciado, uma opção pode ser a paisagem árida do jardim desértico. As plantas xerófitas com formas geométricas são as mais utilizadas, como por exemplo, Cactos, Agave, Suculenta e Yucas. O espaço alia beleza com praticidade, já que não necessita de muita água.

Os jardins desérticos têm como maior característica viver em solo muito arenoso e suportar temperaturas altas, por conta disso necessitam de muito sol e pouca chuva. “Coberturas de apartamentos e residências com muita incidência de luz são os lugares mais indicados. Porém, essas plantas podem sofrer na época de chuvas”, explica a paisagista Daniela Sedo.

Outra característica é o pouco verde que há em volta desse tipo de jardim. Quase não há grama, porque praticamente tudo é composto por areia e clima seco, onde as plantas xerófitas se adaptam melhor. Muitas delas são compostas por espinhos, o que facilita bastante quando se têm animais em casa que destroem hortas e jardins. Além de evitar a sujeira com a terra, já que o solo é constituído basicamente de areia.

Esses espaços não precisam de muitos acessórios, mas podem ser compostos por pedriscos brancos e vasos. De acordo com Daniela, os jardins desérticos possuem aparência diferenciada. “Essa opção exótica cai muito bem se o ambiente for adequado”, diz. Segundo ela, esse tipo de jardim não tem muitas restrições na manutenção. “O ideal é apenas tirar as folhas secas a cada três semanas, trocar o adubo a cada seis meses e não deixar as plantas encharcarem”, aconselha.

Fonte: paisagista Daniela Sedo