Como ocorre com as outras espécies de plantas, a manutenção do gramado varia de acordo com cada espécie.


São três cuidados principais que você deve tomar:


_______


1 Rega


_______


Uma das dúvidas muito freqüentes diz respeito à quantidade de água a ser fornecida para a grama. A regra básica é que – como todas as plantas – o gramado não deve ser encharcado no tratamento de manutenção. Com o tempo e utilizando o seu bom-senso, é possível chegar à quantidade adequada de água. Tocar a terra durante a rega pode ajudá-lo a verificar a quantidade de água já fornecida, ao sentir a umidade da terra. Conforme o clima da região e a espécie de grama, a irrigação deve ser feita com maior ou menor freqüência. Considere intervalos mínimos de 15 dias no verão e até no máximo 60 dias no inverno.


_______


2 Poda


_______


A poda é muito importante, pois fortalece o gramado. Dependendo da espécie, a grama cresce mais rapidamente ou mais lentamente. Em geral, aquelas indicadas para climas quentes crescem mais rápido. Devem, portanto, serem podadas com freqüência. A exceção fica por conta de certas espécies utilizadas como elemento ornamental, como a Grama Preta, que pode atingir até 10cm ou mais. A necessidade de poda pode ser verificada pelo tamanho das folhas. Em geral, ao atingirem 2 a 3cm já podem ser podadas.


_______


3 Adubação


_______


É preciso garantir nutrientes para o gramado. Além de material orgânico, o sólo precisa de fertilizantes ricos em nitrogênio, fósforo e potássio. Isso é feito através da adubação orgânica e /ou química. Aqui, todo cuidado é pouco, pois o adubo pode queimar as folhas. Por isso, quando a adubação é feita, o gramado deve ser muito regado. Pode-se utilizar 20g, por exemplo, de NPK ( uma combinação de material orgânico e fertilizantes ) para cada m2 de área gramada. Sob árvores, a dosagem deve ser dobrada. O recomendável é contar com serviços de profissionais, que saberão executar o serviço sem causar danos à grama. Geralmente, a adubação é feita na primavera, mas também varia de acordo com cada espécie.






Veja os cuidados necessários para cada tipo de grama


Esmeralda


Nome científico: Wild soysia


Como possui crescimento lento, as podas são menos freqüentes. Devem ser feitas após ter alcançado 3cm de altura. Dispensa maiores preocupações com pragas, pois têm boa resistência.






São Carlos


Nome científico: Axonopus compressus


É resistente ( não tanto quanto a Esmeralda ) e necessita de solo preferencialmente pouco drenado e arenoso. A poda deve ser feita após 5cm de altura. Sua rega deve ser nos períodos de estiagem e a adubação deve ser feita na primavera e verão.



Santo agostinho ou Inglesa


Nome científico: Stenotaphrum secundatum


Destina-se mais aos jardins ornamentais e é arrancada com muita facilidade da terra. Por possuir crescimento rápido, deve ser podada constantemente. A poda deve ser feita após 3 cm de altura. Deve ser adubada no início da primavera e final do verão.






Batatais


Nome científico: Paspalum notatum


Resistente ao frio, às geadas, à seca, ao pisoteio e aos maus-tratos, recupera-se rapidamente. No verão cresce rapidamente. Resiste bem às doenças e pragas. A poda deve ser feita após 3cm. O ideal é adubar no início da primavera e do verão e no final de outono.



Seda ou Bermudas


Nome científico: Cynodon dactylon


Resistente ao pisoteio, tem crescimento rápido, além de se recuperar rapidamente de maus-tratos. Requer poucos cuidados. A poda deve ser feita após os 3cm.







Grama Preta ou Pêlo de urso


Nome científico: Ophiopogon japonicus


Esta espécie é muito resistente a pragas. Não pede muita manutenção – o maior cuidado é deixá-la sempre irrigada – e é uma das poucas espécies que vai bem em áreas sombreadas. Sua poda deve ser feita após 10cm. Sua adubação deve ser feita no início da primavera e no final do verão.