É comum pensar que tudo o que é natural não faz mal. Entretanto, o uso de elementos orgânicos como adubo também não é tão simples.

Uma prática comum para deixar as plantas mais vistosas, como jogar as cascas de ovo e de frutas nas jardineiras, por exemplo, pode ter efeito contrário.

“Se as cascas forem jogadas sem nenhuma preparação prévia, elas acabam roubando nutrientes”, afirma o técnico em agropecuária e professor de jardinagem do Senac-RJ, Cláudio Teixeira.

Caso do nitrogênio, que acelera a decomposição. Além disso, as plantas podem acabar com menos nutrientes disponíveis e ter seu crescimento prejudicado.

Para evitar que isso aconteça é necessário que o material orgânico passe pelo processo de compostagem. O que nada mais é do que deixar as cascas de ovo, frutas e folhas sendo decompostos por microrganismos por cerca de 90 dias.

De acordo com o professor da Escola Municipal de Jardinagem de São Paulo, Roberto Martins, o processo pode ser feito em casa. “Tem gente que faz até em balde, intercalando casca de fruta e folha.” O resultado final é um material marrom, parecido com terra.

Orgânicos de prateleira

Mas quem quiser poupar tempo também poderá recorrer aos adubos orgânicos disponíveis no mercado. As variedades mais comuns encontradas prontos para vender são a farinha de osso, rica em fósforo; a torta de mamona, rica em nitrogênio; e o húmus de minhoca.

Este último, além de ser fonte de nitrogênio, fósforo e potássio, também funciona como um fixador do adubo químico. “O húmus de minhoca não deixa que o adubo químico evapore ou seja levado pela água”, explica o paisagista Maier Gilbert, da Maier e Alê Paisagismo.