incluir algumas mudas de árvores frutíferas no jardim pode garantir, além de um visual mais colorido, inclusive pela atração de pássaros, um primeiro passo para se ter uma alimentação mais saudável. Afinal, pelo menos dentro de casa é possível ter maior controle dos agrotóxicos que se usará nas plantas.

De acordo com o paisagista Luiz Guilherme de Oliveira, dono da Caza Paisagismo, a espécie mais popular é a jabuticabeira. “Além da beleza, é uma das únicas que permite o transplante depois de grande.”

Ou seja, não é preciso comprar uma mudinha e esperar a jabuticabeira crescer, o que pode facilitar na hora de planejar o jardim. No entanto, a escolha por plantas adultas pesa no bolso. Uma árvore de jabuticabeira já crescida e dando frutos pode chegar a custar R$ 10 mil.

O proprietário da empresa Meu Pomar, especializada na venda de árvores frutíferas, Rafael Ferraz, também lembra que a jabuticabeira pode ser plantada em vasos, permitindo levar a árvore para dentro de apartamentos que tenham um espaço mais amplo.

Frutas cítricas e com visual exótico também atrem

Outras espécies também são bastante procuradas por quem quer dar um colorido doce ao jardim. “As cítricas, como laranja, mexerica e limão também saem bem porque são enxertadas, o que resulta em florescer e dar frutos mais rápido”, afirma Ferraz.

A lichia também caiu no gosto do consumidor. A frutinha de casca dura avermelhada e com pequenos espinhos, típica de países orientais como China e Tailândia, se adapta bem ao clima brasileiro. No entanto, Marcelo Monteiro, da Jardinagem e Paisagismo, lembra que, assim como os orientais é preciso ter paciência até poder colher as primeiras frutinhas.

“O pé de lichia demora até cinco anos para dar a primeira florada”, diz Monteiro. Para que a muda vingue mais rápido, Ferraz recomenda que a muda de lichia seja plantada em uma área grande, com aproximadamente 3 metros de diâmetro, já que a copa da árvore adulta é grande.

Cuidados especiais no plantio

Os cuidados para garantir uma árvore saudável e produtiva começam desde a hora do plantio. “É importante fazer uma cova quadrada, porque, se for circular e o solo for muito duro, as raízes não vão conseguir penetrar na terra e vão começar a se enrolar”, ensina do paisagista Luiz Guilherme de Oliveira. O tamanho ideal para a cova é de 80 x 80 x 80 cm.

A adubação é mais um ponto que exige atenção. “É bom molhar bastante a cova e colocar adubo em toda a volta, para não queimar a raiz”, diz Monteiro. Nas lojas especializadas é possível encontrar adubos próprios para plantas frutíferas. De acordo com Ferraz, esse tipo de adubo deve ser diluído em água e pode ser aplicado uma vez por mês.

Livre-se das pragas

No caso de uma praga atacar a árvore frutífera, há soluções não agressivas para o tratamento. Uma delas é o fumo triturado e a casca de mee, que, de acordo com o paisagista Luiz Guilherme de Oliveira, combate a cochonilha e o cancro nas árvores de frutas cítricas.

Outro remédio natural que não contamina a fruta é a rotenona, um princípio ativo feito de raízes de plantas, que inibe a cochonilha, pulgões e moscas de frutas. Porém, Rafael Ferraz, da Meu Pomar, alerta. “Ela não faz mal para o homem, nem para outros mamíferos, como gato e cachorro, mas pode afetar peixes.”