lago com folhas caídas e árvores em volta

Shutterstock

Por ser um período de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características dessas duas estações, ainda que amenizadas. As chuvas se reduzem, a temperatura começa a cair e algumas regiões têm que lidar com a chegada dos nevoeiros. As plantas saem de uma época de abundantes chuvas e iluminação e preparam-se para enfrentar períodos de estiagem e baixas temperaturas.

Com o início do outono os cuidados com as plantas começam a ser redobrados para que elas cheguem saudáveis ao inverno. A estação é conhecida por ser o período de preparo para a dormência das plantas, que funciona como uma espécie de hibernação. Nessa época é preciso atenção com a poda, adubação e irrigação para não sobrecarregar a terra com nutrientes e água, prejudicando o desenvolvimento ou até mesmo matando a planta. Conheça algumas dicas para garantir um jardim bonito e bem cuidado.

A poda é um recurso que deve ser mais explorado durante o outono, pois a retirada dos galhos e folhas em excesso facilita a penetração dos raios solares, essenciais para armazenar energia durante o período da dormência. Alexandre Zebral, paisagista, lembra que essa fase de queda das folhas é um processo natural antes da florescência e que quanto menos folhas com coloração amarelada, mortas ou galhos comprometidos e doentes mais energia a planta consegue armazenar. A paisagista Ana Paula Magaldi complementa, apontando que essa medida ajuda a fortalecer as plantas, além de priorizar o aspecto estético do jardim.

Alexandre menciona também que não se deve fazer podas drásticas no outono, pois isso interfere no desenvolvimento e armazenamento de energia. "As folhas que estão caídas aos pés das plantas devem ser retiradas e aquelas que vão florescer no final do outono ou inverno não devem passar pelo processo de poda", orienta. "Cada espécie pede um tipo de poda, mas o convencional é fazer algo simples, apenas para tirar as folhas secas", comenta Ana Paula. Para cuidar do jardim é preciso basicamente de um rastelo para retirar folhas, pás e tesoura de poda. Alexandre comenta que é preciso esterilizar as tesouras de poda para evitar que ao realizar um corte, a planta venha a ser contaminada com algum fungo ou bactéria presente no utensílio.