Também é possível fazer uma horta suspensa, basta que haja um sistema de irrigação que favoreça seu crescimento dos vegetais sem manchar as paredes. .... Foto: Ivani Kubo/Divulgação
Também é possível fazer uma horta suspensa, basta que haja um sistema de irrigação que favoreça seu crescimento dos vegetais sem manchar as paredes. Nos vasos suspensos, foram cultivadas pimenta e camomila. E no chão, cebolinha, tomate cereja, almeirão, alface, manjericão, salsinha e orégano.
Um famoso provérbio chinês defende que para se ter uma experiência de vida plena é preciso escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Morar em apartamento não é mais desculpa para deixar de ter uma horta. O conceito está longe de cultivar uma árvore, mas com as limitações atuais de espaço, a solução é a ideal. Nos apartamentos, é possível cultivar hortaliças de pequeno porte e ervas nas jardineiras das janelas ou até em vasos na sacada. "Se você tiver um espaço com 25 centímetros de profundidade em uma área com uma incidência de sol direta ou indireta já dá para plantar", resume a engenheira agrônoma Regina Calçada. "Ter uma horta em casa é o meio mais interessante de ter contato com a natureza. As hortaliças são pequenas, fáceis de cuidar e você consome o plantou", acredita a paisagista Ivani Kubo.

Se o apartamento tem jardineira que recebe luz solar direta algumas culturas interessantes para o plantio são rabanete, rúcula, almeirão, agrião, alface, pimentas em geral e tomate cereja. Frutas ocupam muito espaço e geralmente dão em árvores. Assim, não é recomendável cultivá-las com pouco espaço. "O tomate cereja é um tipo de cultura ótima para se plantar em lugares pequenos porque é rústico, ao contrário do tomate caqui, que é mais suscetível a doenças. E ele cresce muito rápido", afirma Regina. "Mas tem que ser replantado todo ano, quando o pé começa a secar", completa.

No canteiro ou jardineira que tenha incidência menor ou menos duradoura de luz, vão bem as ervas como cebolinha, alecrim, hortelã e manjericão. O hortelã é uma planta perene, dá o ano todo. Já o boldo é resistente, cresce em qualquer lugar, com muita ou pouca luz. Muita gente tem pé de café em casa, mas não é uma boa ideia, a não ser do ponto de vista estético. Um único pé de café nunca produzirá o suficiente para fazer o pó, que exige um processo de maior escala, mesmo que seja artesanal.

Não é vital que o sol incida diretamente na planta, mas a luz solar tem que ser direta, ou seja, se passar através da janela, já não funciona. Além disso, é necessário que as mudas estejam em um local com circulação de ar. "Não é vento, até porque muitas delas são sensíveis e não aguentam. É ar mesmo", esclarece a agrônoma. Por isso, é impossível manter uma horta dentro de casa ou do apartamento. Não precisa ter jardim, mas é necessário pelo uma jardineira na janela ou vasos na sacada.

Para fazer a horta na sacada dá para usar um vaso com o mesmo formato da jardineira - retangular e com cerca de 25 centímetros de profundidade - ou ainda, em vasos de vários tamanhos, um para cada planta ou conjunto de vegetais. Mais uma vez, é preciso pensar na incidência solar, que determina o crescimento. As plantas de maior porte ou de crescimento mais acelerado vão atrás, em vasos maiores. São elas tomate cereja, boldo, alecrim e pimenta. As de médio porte, como alface, rúcula, rabanete e cebolinha, vão no meio. E, em vasos menores, à frente das outras, vão culturas como salsa, hortelã, erva-cidreira e capim-limão.

Modo de fazer
Para preparar o espaço da horta não basta jogar a terra e as sementes. É preciso fazer uma mistura com 40% de terra vegetal, 30% de terra "normal" e 30% de areia de construção. Isso permite que a terra fique mais solta. Conclusão: as raízes se desenvolvem mais plenamente e água flui melhor. Coloque os componentes no vaso ou na jardineira, misture tudo e pronto, hora de plantar. Posicione as mudas com 10 centímetros de distância entre si e fixe-as bem à terra, dando pequenos tapinhas na superfície.

A horta deve ser regada diariamente, de preferência pela manhã. Cuidado para não encharcar a terra. O segredo é colocar a mão na superfície, ela deve ficar úmida sem virar uma "papa". Se você optar por uma horta orgânica, só entra adubo orgânico no vaso. Mas a adubação é recomendada somente um ano após o plantio, quando é interessante também adicionar húmus de minhoca ao solo.

Para que a água não fique empoçada no interior do vaso, impermeabilize a superfície dele e coloque abaixo da mistura de terra uma camada de areia grossa, seguida de brita e pedras roliças. Detalhe importante: a jardineira ou o vaso tem que ter furos na parte inferior para que a água escoe. Sob ela, coloque um pratinho com areia, para absorver a água e evitar criadouros de mosquitos, como o da dengue.

Em casa
Para fazer uma horta em casa as regras são as mesmas das de um apartamento: jardineira na janela ou vasos na varanda. Ou, melhor ainda, colocar a horta no jardim. Para fazer isso, é preciso separar as plantas ornamentais das hortaliças. Mas as hortaliças não podem ficar no nível do jardim. Elas devem ser separadas do resto das plantas por toras de madeira ou bambu, porque têm que ficar em um nível mais alto. Para isso, é preciso fazer uma espécie de "caminha" com a mistura de terra, areia e terra vegetal. Isso serve para que a água escoe sem problemas e para que as raízes tenham espaço para crescer. Essa superfície deve ter cerca de 25 centímetros e pode ser colocada em cima da terra do próprio jardim.

É interessante que a horta receba o máximo de luz possível. A facilidade para se chegar até ela também deve ser considerada. E fazer "degraus" para que as maiores não roubem o sol das menores. Para ficar bonito, invista em espécies como a cebolinha ou uma mescla de alface verde e alface roxa.

Pragas e doenças
É claro que é sempre melhor prevenir do que remediar. Mas às vezes não tem mesmo jeito. As pragas mais comuns em hortaliças são a cochonila, o pulgão e a lagarta. Um solução caseira e orgânica para acabar com os bichos é calda de fumo. Para fazê-la, basta abrir um cigarro que não foi fumado e colocar o tabaco em 500 ml de água de um dia para o outro. Depois disso, o caldo é coado para retirar os pedaços de fumo e borrifado em toda a extensão das plantas, inclusive nas folhas. Se não funcionar, o melhor mesmo é chamar um agrônomo ou paisagista antes que a praga se alastre para o resto da horta e a outras plantas da casa.