Fotos: Roberta Ormenzinda
A estação das flores começou oficialmente sábadio 22, às 11h49. Porém desde as últimas semanas notava-se que as flores já estão deixando a cidade mais alegre e colorida. Para aqueles que se inspiram na beleza da primavera e desejam cultivar plantas em casa, tempo, espaço e dinheiro não são restrições. Segundo a florista Jussara Cunha, para ter um jardim ou cultivar flores em casa são necessários cuidados especiais para manter as plantas com aspecto bonito e saudável. “Apesar de estarmos em um tempo quente temos que dar o tanto necessário de água. Não podemos exagerar nem deixar faltar. Se colocarmos muita água, se torna flor de brejo e a raiz apodrece”, diz.

Se a planta é armazenada em local com muita ventilação, Jussara recomenda que seja regada de manhã e a tarde, pois a ventilação secará a planta rapidamente. Para saber se a quantidade foi suficiente, basta colocar a mão sobre a terra e verificar se a mesma está completamente úmida. Em locais fechados e com pouca ventilação a florista recomenda que seja regada a cada dois dias.

Em relação a adubação da planta, é indicado adubos industrializados ou orgânicos. Jussara recomenda que o adubo seja colocado a cerca de oito centímetros de distância da base da planta para evitar que ela receba vitaminas além do necessário e ‘queime’, enfraqueça, fique com cor amarelada e aspecto doente. A florista recomenda que o esterco deve ser curtido antes de entrar em contato com a planta. “Se o esterco não for curtido, se ele estiver verde ele vai queimar a planta. Você deve fazer um montinho de esterco em um lugar longe da planta, furar um buraco no meio e jogar água para retirar tudo o que é forte e ficar só o que é bom e só depois jogar na planta”, diz. As plantas e flores devem ser cuidadas durante todo o ano, mas o mês de agosto é o ideal para podar as plantas, preparando-as para as chuvas.

Àquelas pessoas que moram em locais pequenos e apartamentos, são recomendadas plantas como a jiboia, buchinha e zamioculca que são fáceis de cuidar e se adaptam bem a ambientes pequenos. É importante que a planta receba iluminação para sobreviver e ter um aspecto agradável. “Se o apartamento for pequeno, mas bem iluminado, pode ter qualquer tipo de planta, mas se for escuro é preciso ter cuidado”, diz Jussara, que recomenda a planta língua de sogra, begônia para casas com claridade. Para os que desejam ter orquídeas em casa, é recomendado que as deixem ao ar livre durante a noite, para mantê-la saudável dentro da residência.

Já para quem prioriza o perfume das flores, a florista recomenda lírios, dama da noite, dama do baile, manacás, orquídeas, cravos e rosas. Ela ressalta que existem rosas, cravos e orquídeas que não têm perfume.

Para os que desejam um jardim com grama, Jussara recomenda que haja um limite entre a grama e a base da planta. “Se você planta a grama em um lugar e quer colocar uma planta, você tem que respeitar um espaço, que é onde a planta vai respirar”, diz. A recomendação da florista é a palmélia ráfia que pode atingir mais de dois metros de altura. Para quem gosta de flores coloridas, que suportem o tempo seco e quente de Arcos, e que floresçam o ano todo, a exória é uma ótima alternativa.

Para aqueles que desejam plantar uma árvore na calçada de casa, a florista recomenda a procura da opinião de um agrônomo ou paisagista para que não seja plantada uma árvore que a raiz poderá se alastrar demais e comprometer a estrutura da residência.

Na hora de arrancar ou podar uma flor a florista instrui para que seja utilizada uma tesoura, ou podão pois ao puxar a raiz é retirada do lugar. “Ser humano, natureza e animais são iguais. Precisam de comida, bebida e cuidados na hora certa. Temos que ter essa responsabilidade”, diz.

As plantas artificiais são uma alternativa para aqueles que querem ter plantas em casa, mas não têm tempo para dar os devidos cuidados. “Algumas são tão reais que parecem de verdade, e é importante termos algo verde em casa para ficar com um ambiente agradável”, conclui.

Legenda: A exória é uma alternativa para quem deseja um jardim com flores coloridas o ano inteiro e que suportem o clima quente e seco de Arcos