A Primavera, estação mais florida do ano, começou ontem, exatamente às 11h49, trazendo uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. E é justamente devido às chuvas que essa é a temporada perfeita para iniciar um jardim, seja ele suspenso, em vasos ou mesmo tradicionais.
O termo Primavera vem do latim ‘primo vere’ que significa ‘primeiro verão’ e apresenta diversos sinônimos relacionados à juventude e à renovação. Segundo o paisagista de Marília, Ricardo Galbiati, esta época do ano está propícia para o desenvolvimento de mudas e principalmente o crescimento das plantas, dando a elas mais viço por conta do volume de chuvas.
“É na Primavera que as precipitações passam a ser mais frequentes e também porque o sol está aberto em boa parte dos dias, facilitando o desenvolvimento das plantas”, conta.
E para quem mora em casa e possui um espaço, mesmo que pequeno para desenvolvimento de um jardim pode sim transformá-lo num espaço florido e cheio de vida, sem muito esforço e muita criatividade.
Aos jardins externos, o paisagista dá várias opções para decorar o entorno de uma residência, como a mil-folhas, ideal para compor maciços. “Ela compõe inúmeros pequenos buquês e enchem o jardim de cor, principalmente durante a primavera e o verão”.
Para obter uma variedade de cores pelo jardim, as petúnias da espécie (Petúnia x hybrida ‘Multiflora’) têm uma florada mais intensa e as flores chegam a atingir até cinco centímetros de diâmetro, podendo ser encontradas em pétalas simples ou dobradas.
Um jardim florido com várias espécies é possível, segundo Galbiati. E para isso é preciso escolher plantas com as mesmas características de cultivo e distribuí-las por ordem de tamanho, como a miniprimavera, que atinge até 1,5 metro de altura e deve ser podado para manter-se compacto e combina muito bem com a estrela-do-egito e a margarida-dos-floristas, nesta ordem da maior para a menor.
A espirradeira, muito conhecida no Brasil é outra opção, seja ela branca, rosa ou vermelha, é perfeita para renques ou cercas vivas, mas também pode ser cultivada como árvore em calçadas estreitas e sob fiação elétrica, sempre com o cuidado de podar para formação.
Para um visual mais colorido trepadeiras e orquídeas estão em alta
Para quem quer um visual mais florido, mesmo com pouco espaço, há duas ótimas opções, como a congea, uma espécie de tapete aveludado de flores.
Sua florada ocorre no fim do inverno e na entrada da primavera. Elas nascem brancas e conforme amadurecem, evoluem para um tom de rosa antigo, rosa ‘vovó’ e antes de cair, tornam-se acinzentadas.
“É uma planta tropical, bastante vigorosa e de rápido crescimento. Mesmo tendo sua origem nos Trópicos, é muito usada em jardins de clima temperado. Indicada para cercas, varandas e renques”, comentou o Ricardo Galbiati.
Já a trepadeira primavera tem florescimento abundante e espetacular, com folhas pequenas, lisas, levemente alongadas e brilhantes. As flores são pequenas e projetadas, de coloração amarelo creme. “Pode ser conduzida com arbusto, arvoreta, cerca-viva e como trepadeira, enfeitando fachadas de casas”, destaca o paisagista.
Para enfeitar varandas e jardins de inverno as flores mais propícias são as orquídeas com destaque para as espécies phalaenopsis, dendobrium e oncidium, que são adeptas da meia sombra e são perfeitas para locais com pouco sol.