quando chegam em casa, nossos amigos de quatro patas só pensam em uma coisa: brincar para valer, e o jardim da casa pode ser o palco preferido desses arteiros. É neste momento que o dono consciente deve ficar atento aos perigos que simples plantas ornamentais representam para eles. Você não sabia? Pois eu pesquisei algumas espécies comuns que são verdadeiros venenos. Veja só:
cachorro brincando Conheça plantas que devem ser evitadas no seu jardim
Tinhorão (Caladium bicolor Vent), comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta Schott)copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica Spreng) e taioba-brava (Colocasia antiquorum Schott): basta ingerir ou simplesmente ter contato com a pele para causar sensação de queimação, inchaço de lábios, boca e língua, náuseas, e vômitos. E mais: nos olhos, pode causar lesões na córnea.
Saia-branca ou trombeta (Datura suaveolens L) – além de várias irritações, a ingestão pode até mesmo causar taquicardia e alucinações ou, em casos mais graves, levar à morte.
Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima Willd) e coroa-de-cristo (Euphorbia milii L): por possuírem seiva leitosa podem causar lesões na pele e nas mucosas, inchaço de lábios e coceira. Contato com os olhos também é um risco para visão. E a ingestão, pode ocasionar vários descontroles intestinais.
Espirradeira , oleandro e louro rosa (Nerium oleander L): o problema aqui é o látex dessas plantas. Ele pode causar dor e queimação na boca, salivação, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarreia e tonturas. Em casos extremos, ocorrem distúrbios cardíacos que podem levar à morte.
Mamona (Ricinus communis L): mais comum em terrenos baldios e matas ainda selvagens, esta planta tem pequenas sementes de um verde vivo, muito atraentes para os cães. Contudo, a ingestão das sementes causa náuseas, vômitos, cólicas abdominais. Quando a situação se complica, podem ocorrer convulsões, coma e óbito.
Então, estamos combinados: cuide do seu jardim da melhor forma possível (temos um departamento completo de ferramentas para auxiliar na tarefa) e fique de olho na preservação da vida do seu melhor amigo!